Escola

A Escola, criada por iniciativa do ex-bailarino Evgeniy Belyaev, iniciou a sua atividade, no ano letivo 2002/2003, e funciona, atualmente, no espaço.d, depois de ter passado por várias outras instalações.

Conta com alunos de diversos grupos etários, e são lecionadas as disciplinas de Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança de Caráter, Iniciação à Dança Clássica e Contemporânea, Dança Acrobática e Dança para Adultos (clássica e contemporânea).

Todos os anos, a escola participa em concursos nacionais e internacionais, com grande sucesso, contando com inúmeras distinções e prémios, dos quais se destacam bolsas de estudo e convites para alguns dos seus alunos ingressarem em escolas estrangeiras de renome internacional.

O alto nível de ensino praticado tem sido comprovado pelo sucesso de ex-alunos que prosseguiram a sua carreira profissional em companhias de dança em Portugal e além-fronteiras, como na Alemanha, França, Holanda, Áustria, Suíça, Noruega, Lituânia e Brasil.

Companhia

Com base no trabalho desenvolvido com os seus alunos, Evgeniy Belyaev iniciou o projeto de criação de uma companhia de dança, que deu os primeiros passos no início de 2002.

A partir de 2004, adota definitivamente o nome de Companhia de Dança do Algarve, sendo constituída essencialmente por jovens bailarinos, mas com qualidade unicamente reconhecida, e, alguns deles tendo já alcançado importantes prémios em concursos internacionais.

Desde a sua criação, a Companhia conta com múltiplas apresentações em território nacional, e noutros países como Alemanha, França, Espanha, Polónia, Bélgica, Itália e Rússia.

Sendo um grande admirador de Maurice Béjart, Mats Ek, Roland Petit, Jiri Kylián, Alvin Ailey, Nacho Duato, John Neumeier, entre outros, o coreógrafo e diretor artístico da Companhia, Evgeniy Belyaev sintetiza, nas suas criações, diferentes técnicas, às quais exprime um cunho pessoal, resumindo e atualizando os ensinamentos das gerações de coreógrafos que o precedem.

A diversidade dos textos musicais, que vão do século XII à atualidade, permite que as opções coreográficas reflitam as duas grandes linhas de força a partir das quais se desenvolve o trabalho da Companhia de Dança do Algarve, isto é, por um lado a paixão pelos grandes textos e as grandes histórias e, por outro, a atenção concedida ao ser humano, às suas fragilidades, sonhos e utopias.

Fotografias: Marco Santos ©